top of page

Conheça os clientes e os projetos realizados pela Pau Brasil 

ALCOA
Juruti Velho

A Pau Brasil assessora a Alcoa desde 2010 em seu empreendimento para extração de bauxita no município de Juruti, no estado do Pará.

 

A assessoria se dá no acompanhamento do Estudo de Valoração Econômica das Perdas e Danos (EPD) sofridos pelos comunitários do Projeto de Assentamento Extrativista de Juruti Velho, nas negociações com a Associação dos Comunitários de Juruti Velho – Acorjuve, com o Incra, os Ministérios Públicos e outras instâncias governamentais e não governamentais.

Funbio
e
Forest Trends

Desde 2004 a Forest Trends  monitora a situação global dos arranjos de pagamento e compensação por serviços ambientais, através de uma iniciativa chamada “Matriz Global de Serviços Ecossistêmicos”. Em 2015 a Forest Trends lançou a Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos e em 2017 a Pau Brasil foi contratada para realizar o levantamento de experiência de projetos de PSA nos oceanos (zonas costeiras e marinha) no Brasil, visando a complementação da Matriz Brasileira.

Instituto Socioambiental - ISA
IMG_1660.JPG

A parceria entre a Pau Brasil e o Instituto Socioambiental vem desde o ano 2006. Neste período de mais de 10 anos desenvolvemos muitos trabalhos na área sócio-econômica e ambiental para o ISA, em vários de seus programas - Programa Xingu, Programa Mananciais e também no Programa de Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioambiental.

Elaboramos estudos sobre cadeias produtivas da sociobiodiversidade da Amazônia, estudos de valoração econômica de recursos ambientais, projetos de carbono, adequação ambiental, entre outros. Saiba mais sobre a parceria da Pau Brasil com o ISA clicando AQUI.

Round Table on Responsible Soy 
 RTRS
Soja site.jpg

Pau Brasil colaborou com a iniciativa Mesa Redonda da Soja Sustentável (Round Table on Responsible Soy - RTRS) em dois trabalhos: (1) apresentamos uma análise dos instrumentos econômicos para financiamento da conservação existentes e fizemos uma proposição de um esquema de Pagamento por Serviços Ambientais para proprietários rurais membros da associação que possuem áreas de alto valor para conservação em suas propriedades e (2) realizamos uma análise das possibilidades de formação de um fundo para Pagamento por Serviços Ambientais, estimando disposição a pagar (cadeia da soja), disposição a receber (fazendeiros) e necessidades financeiras para o fundo.

Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola
Imaflora
DSCN3199.JPG

No âmbito do programa Origens Brasil, que busca fomentar mercados e agregar valor aos produtos da sociobiodiversidade, Pau Brasil desenvolveu um estudo, contratada pelo Imaflora, para realizar a valoração econômica do Corredor de Sociobiodiversidade do Xingu. O objetivo foi entender o valor dos serviços ecossistêmicos prestados por esta área conservada por uma séria de Terras Indígenas e Unidades de Conservação de forma a demonstrar que a aquisição de produtos da região resulta em benefícios econômicos de grande magnitude para o conjunto da sociedade ao contribuir com a manutenção dos inúmeros serviços ecossitêmicos prestados pela floresta e pelas pessoas que lá habitam.

Consórcio Arcadis/Ekos
PNUD-Biofin
Quilombolas 1 061.jpg

O consórcio formado pela empresa Arcadis e pelo Instituto Ekos  ganhou a licitação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para realizar o estudo das necessidades financeiras para o atingimento das metas nacionais de conservação e uso sustentável da biodiversidade e o plano financeiro para atender estas necessidades, no âmbito do programa Biofin. A Pau Brasil foi contratada pelo consórcio para prestar consultoria na área econômica e auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos.

Página  1  2  3
bottom of page